terça-feira, 1 de agosto de 2017

Peridoto - a gema de agosto


O peridoto faz parte do grupo das olivinas e é composto por silicato de magnésio e ferro que se cristaliza no sistema ortorrômbico. Possui brilho vítreo e oleoso, sendo suas tonalidades mais frequentes o verde-lima vivo, castanho ou verde-azeitona. Sensível às mudanças de temperatura repentina, ao ácido sulfúrico ou clorídrico, e possuindo dureza entre 6 ½ a 7 na escala Mohz, é considerada uma pedra frágil e delicada. Os tipos mais raros são os peridotos olho-de-gato e astérico.


Durante as cruzadas, os peridotos foram levados da ilha de São João, no Mar Vermelho, para a Europa e caíram no gosto dos europeus. Eles eram as gemas favoritas dos piratas, que os consideravam como amuletos contra todos os males e, quando aplicados no ouro, os protegiam contra os terrores das noites. Serviam, ainda, para uso medicinal, quando aplicados nos cálices junto aos medicamentos, tornando os seus efeitos mais intensos.


No esoterismo o Peridoto é utilizado para libertar a mente de pensamentos invejosos e aumentar a clareza, a paciência e a emoção mais positiva. Capaz de desenvolver a visão interior, de ver o futuro e de trazer inspiração. É a gema ligada ao signo de Leão, ao planeta Vênus e ao Sol, relacionada ao chacra cardíaco e da energia receptiva.


As minas que apresentam pedras de melhor qualidade estão no Paquistão, Mianmar, China e EUA. Por ser uma pedra conhecida desde 1.500 a.C alguns pesquisadores acreditam que Cleópatra usava essa pedra em suas joias, e não esmeraldas – que ainda não haviam sido descobertas.
Bodas:

Fonte: InfoJoias

Nenhum comentário:

Postar um comentário